sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RETIFICAÇÃO - CARTA DA PROFESSORA MARIA JOSÉ SANTOS ARAÚJO

Ontem pela manhã postamos a carta abaixo na nossa Fan Page no Facebook como sendo uma acusação ao Vereador Dorival Junior feita pela Professora Maria José Santos Araújo, mas depois ficamos sabendo que na realidade ela não estava a se referir ao Dorival e sim a outro Vereador, este o Dr. Wanderley, (pelo menos foi isso que nos disseram) a acusação contra o Dorival na realidade é outro caso, feita por outra professora. De qualquer forma se a acusação que partiu dos dois professores foram dirigidas a apenas um ou a dois vereadores isso não importa, o que na realidade importa é que houve a denúncia e a exposição do loteamento de cargos da educação visando favorecimento político.








Jequié: imposição de Direção nas escolas não garante gestão democrática

Eu, como presidente do Conselho escolar da Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro, venho em público demonstrar a indignação e descontentamento da comunidade escolar sobre o loteamento feito nas escolas municipais, a exemplo, da escola onde atuo, pois sabemos que não se faz gestão democrática sem diálogo, sem participação, pois os Conselhos Escolares “representam um lugar de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática. São, enfim, uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, na qual se busca incentivar uma cultura democrática, substituindo a cultura patrimonialista pela cultura participativa e cidadã.”

Contra a imposição

Sendo assim, representamos de forma organizada todos os envolvidos na escola e somos responsáveis por contribuir para uma gestão democrática e não se pode pensar em gestão democrática por meio da imposição, da invasão, da falta de diálogo, do vereador que ficou com a parte do “loteamento” que corresponde a Escola Joaquim Marques. Por isso estamos indignados e decepcionados com a postura do vereador, que para ser eleito precisou do processo de escolha democrático, mas que agora com o poder de dono da escola, não quis ouvir a comunidade escolar, que já enviou documento e a comunidade local que já enviou abaixo assinado para a prefeita: Drª Tânia e para a Secretária de Educação: Professora Rita Barreto.

Questões eleitoreiras

Outra coisa que nos preocupa é que o PAR (Plano de Ações Articuladas) já sinaliza em seu diagnóstico, a gestão democrática por meio de eleições para diretores, o que já é realidade em outros municípios e aqui, os vereadores, principalmente, ao invés de garantir a gestão democrática garantida tanto pela constituição federal quanto pela LDB 9394/96 estão buscando o retrocesso, desarrumando as escolas que estão caminhando nessa direção, por questões puramente eleitoreiras, buscando colocar nas escolas cabo eleitorais para garantir a sua permanência no poder.

Trabalho responsável

Nós defendemos a permanência da equipe gestora eleita e aceita pela comunidade escolar e local, pois a Escola M. Joaquim Marques é conhecida hoje pelo trabalho responsável da equipe, inclusive ganhou dois títulos de Escola Solidária. Um em 2009 com o projeto sobre dengue e outro em 2011 com o projeto inovador: Semeando cultura de paz na escola, projeto este que teve repercussão em todas as rádios e blogs da cidade, no jornal A Tarde e em blogs de outros estados. Nós que estamos no chão da escola é quem sabemos o que é melhor, quais os seus problemas, suas forças e sabemos como interferir na realidade e não pessoas de fora da escola que nunca nem a visitaram. Isso é ridículo! É falta de respeito! É abuso de poder! É inversão da função de vereador! É invasão!

- Por Maria José Santos Araújo, presidente do Conselho Escolar

Fonte: http://www.gicult.com.br/noticias/1720-jequie-imposicao-de-direcao-nas-escolas-nao-garante-gestao-democratica.html

0 comentários:

Postar um comentário